Tipos de
pesquisa
A pesquisa quantitativa é utilizada para conseguir
resultados estatísticos, para se fazer uma média, um percentual, projetar
medidas para uma análise numérica sobre o tema escolhido. Geralmente esta
pesquisa é realizada através de questionário, com um número relativamente
grande de pessoas para se estabelecer dados confiáveis e precisos. É mais
adequada para apurar opiniões, comportamentos e atitudes explícitas e
conscientes dos entrevistados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de
hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de
interpretação.
A Pesquisa Quantitativa não é apropriada para
compreender "porquês", dado que, neste caso, as questões devem ser
diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser ampla o suficiente
para possibilitar uma análise estatística confiável. Deve ser representativa de
um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e
projetados para aquele universo
A Pesquisa
Qualitativa procura
entender profundamente o tema escolhido, através da experimentação, trabalhando
com descrições, comparações e interpretações. A Pesquisa Qualitativa envolve o
desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias, para tanto a análise é
realizada geralmente, com pequenos grupos de entrevistados, através de um
roteiro, já que é mais participativa e menos controlável, dado que os
participantes podem direcionar o rumo em suas interações com o pesquisador. Ela
se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado.
Orientações para o Projeto
CAPA
Exemplo:
Exemplo:
OBJETIVOS
Uma vez apresentado o
tema, a pergunta chave para este item é "o que se pretende pesquisar?,
isto é, que objetivos se pretende alcançar. É necessário, pois, esclarecer o
que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa, ou
seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que ele almeja
estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.
Os objetivos de uma
pesquisa são:
- Descrever
um fato ou fenômeno;
- Descobrir
a causa ou os efeitos de um fenômeno;
- Estabelecer
relações entre variáveis ou entre fenômenos;
- Elaborar
diagnóstico de uma situação;
- Elaborar
um mapeamento.
Ao
estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito
grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre
um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para
boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco
significativo.
Exemplos de Verbos para a elaboração dos objetivos do projeto:
Exemplos de Verbos para a elaboração dos objetivos do projeto:
JUSTIFICATIVA
A pergunta chave deste
item é "por que esta pesquisa deve ser realizada?"
A justificativa pode
ser redigida a partir de algumas perguntas como, por exemplo:
- Que
benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho?
(relevância social);
- O
que levou o pesquisador a escolher esse tema? (interesse);
Deve-se
tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a
hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado
no trabalho de pesquisa. A justificativa manifesta a importância do tema a ser
estudado, ou exalta a necessidade de se levar a efeito tal pesquisa.
METODOLOGIA
Neste tópico deve-se
especificar o tipo de pesquisa. A pergunta chave que deve ser respondida aqui é
"como será realizada a pesquisa?" Neste item deve ser esboçada a
trajetória que o pesquisador seguirá ao longo do desenvolvimento de sua
pesquisa. Para tanto é preciso destacar:
1) os critérios de
seleção e a localização das fontes de informação;
2) os métodos e
técnicas utilizados para a coleta de dados;
CRONOGRAMA
Cronograma é o
instrumento utilizado para se prever a execução das fases do trabalho de
pesquisa, ou seja, é onde se demonstra o tempo necessário para desenvolver cada
etapa ao longo do período estipulado para o desenvolvimento da pesquisa. Cada
etapa pode ser discriminada em meses ou semanas.
Orientações
para a Pesquisa
A
pesquisa deve ser organizada da seguinte forma:
·
Inicialmente
configurar página:
Office
XP: ARQUIVO
- CONFIGURAR PÁGINA -
esquerda: 3cm e direita: 2cm - papel A4.
Office
2010: LAYOUT
DA PÁGINA - MARGENS - MARGENS PERSONALIZADAS - esquerda: 3cm e direita: 2cm - papel A4.
·
A
pesquisa deve ser com FONTE ARIAL e tamanho 12 (apenas a capa, a
folha de rosto e os títulos são tamanho 14).
·
CAPA
Precisa
constar: nome da escola, nomes completos dos alunos, título, cidade e ano.
Fonte: Arial ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14
Fonte: Arial ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14
Toda a
página centralizada
Texto em maiúsculo
Texto em maiúsculo
·
Folha de Rosto
Precisa
constar: nome dos alunos, título, professor orientador, turma, cidade e ano.
Fonte: Arial ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14
Fonte: Arial ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14
Toda a
página centralizada
Texto em
maiúsculo
·
Para o restante do trabalho deve-se formatar o texto:
Office XP
FORMATAR
- PARÁGRAFO
Alinhamento:
Justificada
Especial:
Primeira
linha
Entre
linhas: 1,5 linha
Office
2010
PÁGINA
INICIAL - PARÁGRAFO
Alinhamento:
Justificada
Especial:
Primeira
linha
Espaçamento
Entre linhas: 1,5 linha
·
Como Numerar as Páginas:
Para a
capa e a folha de rosto ficarem sem numeração
Digite
estas duas páginas do seu trabalho em um arquivo separado, assim elas não serão
contabilizadas no momento da numeração das demais páginas.
Office XP
Clicar em INSERIR - NÚMERO DE PÁGINAS
Office XP
Clicar em INSERIR - NÚMERO DE PÁGINAS
Selecionar
POSIÇÃO (Início da Página - cabeçalho)
ALINHAMENTO: Direito
Tirar o
selecionado do ítem: MOSTRAR NÚMERO NA 1ª PÁGINA
FORMATAR
- NUMERAÇÃO DE PÁGINA
INICIAR EM: 3 (este número já está
descontando a capa e a folha de rosto, assim ele inicia a contagem no sumário)
Office 2010
INSERIR - NÚMERO DE PÁGINA
INÍCIO DA PÁGINA (escolher sem formatação 3 - está alinhado à direita no canto superior)
FORMATAR NÚMERO DE PÁGINA
INICIAR EM: 3 (este número já está descontando a capa e a folha de rosto, assim ele inicia a contagem no sumário)
Office 2010
INSERIR - NÚMERO DE PÁGINA
INÍCIO DA PÁGINA (escolher sem formatação 3 - está alinhado à direita no canto superior)
FORMATAR NÚMERO DE PÁGINA
INICIAR EM: 3 (este número já está descontando a capa e a folha de rosto, assim ele inicia a contagem no sumário)
·
Sumário
Relaciona as principais divisões
e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando ainda as
respectivas páginas iniciais. Deve ser localizado imediatamente após a capa e a
folha de rosto.
·
Introdução
Ela pode conter um breve histórico sobre o tema a
ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o projeto, além
de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de afirmações e
princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do
projeto.
Na introdução, entretanto, evita-se incluir as
conclusões (se houver).
·
Desenvolvimento ( a pesquisa + ou - 7 folhas)
O texto sobre o tema pesquisado,
dividido em seções.
Citação
Direta:
Exemplos:
·
Uso fiel do texto do autor, é necessário colocar seu sobrenome no início
ou fim da citação:
“Não
saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro
ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua
completitude” (VAZ, 2008, p. 63).
Segundo
Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não
saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita
viver a cidadania na sua completitude”.
·
Quando uso partes do texto, omitindo o trecho que não desejo citar:
“As
propostas de melhorias de processo e tecnologia são coletadas e analisadas [...]
com base nos resultados de projetos-piloto” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153).
Como fazer Citação:
·
Conclusão (1 folha)
Deve
conter análise crítica do trabalho com registro dos resultados das análises das
atividades realizadas. Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução,
principalmente em relação aos objetivos traçados e quais foram os resultados
alcançados. Pode-se comentar também a importância e a pertinência do trabalho,
ações a serem tomadas, sugestões e alternativas de melhorias na etapa de
formação; sugestões para implementação; questões a serem estudadas futuramente.
·
Referências
Utiliza-se
a designação Referências para indicar todas as fontes citadas no texto,
inclusive eletrônicas.
Exemplos:
Exemplos:
·
• 1
autor
FORATTINI,
O. P. O Brasil e a medicina tropical. Revista de Saúde Pública, São
Paulo, v. 31, n. 2, p. 116-120, abr. 1997b.
·
•
Dois ou três autores
Quando
houverem dois ou três autores, os nomes devem ser separados por
ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
Exemplo
ADES, L.;
KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP,
São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.
·
•
Mais de três autores
Quando existirem
mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão
latina et al.
Exemplo
PETERSON, L. et al. Improvement in quantity and quality of prevention measurement of toddler
injuries and parental interventions. Behavior Therapy, New York, v. 33, n. 2, p.
271-297, 2002.
·
•
Autoria desconhecida
Em caso
de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título.
Exemplo
CONSULTORIO del amor: edicación sexual, creatividad y promoción de
salud. La
Habana: Academia, 1994. 137 p.
·
•
Documento publicado na Internet
AUTOR(ES).
Título: subtítulo (se houver) Disponível em:<endereço da URL>. Data de
acesso
Exemplo
FACULDADE
DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de
referências bibliográficas. Disponível em: http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm.
Acesso em: 20 de ago. 2002.
·
•
Fitas de vídeo
SOBRENOME,
PRENOME(s) dos produtores e diretores. Título: subtítulo (se houver). [Filme-vídeo].
Produção de Nome do Produtor, direção de Nome do diretor.. Local, Instituição,
ano. Descrição física do material, duração do filme. Descrição do tipo. som.
Exemplo
CAPOVILLA,
F. C.; GUIDI, M. A. A. Recursos de hardware para análise experimental do
comportamento humano. [Filme-vídeo]. Produção de Fernando César Capovilla,
direção de Mário Arturo Guidi. São Paulo, Instituto de Psicologia da
Universidade de São Paulo, 1990. 1 cassete VHS / NTSC, 22 min. color. son.
Como
organizar as Referências:
NORMAS DA ABNT
1.Tamanho
da Folha e Margens:
Folha A4
– 297mmx210 mm
Margens: Superior:
3 cm
Inferior:
2 cm
Esquerda:
3 cm
Direita:
2 cm
Cabeçalho:
2 cm
2.Fonte:
Título – Times New Roman ou Arial, na
cor preta, maiúscula, negrito. tam.12.
Subtítulo – Times New Roman ou Arial, na
cor preta, maiúscula, normal, tam.12.
Texto – Times New Roman ou Arial, na
cor preta,tam. 12.
Citação –
Com 3 linhas ou + (Times
New Roman ou Arial, na cor preta,tam. 10, normal, em parágrafo separado, sem
aspas).
Até 3
linhas (Times
New Roman ou Arial, na cor preta,. 12, normal, dentro do parágrafo, entre
aspas).
3.Número
da Página: Deve
constar no canto superior direito, a 2 cm da borda superior, em algarismos
arábicos. Todas as folhas são contadas, iniciando-se pela folha de rosto, porém
a numeração só passa a ser colocada a partir da primeira página textual.
Páginas com título não são numeradas, assim como Agradecimentos, Resumo,
Sumário, Introdução, Conclusão e Referências. Se houver Capa, esta não entra na
contagem.
Material
de referência:
Relatórios Científicos, disponível em:
http://143.106.58.49/relat2.html#4. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Trabalhos de Conclusão e Artigos:
http://www.facimed.edu.br/site/pdf/manual_tcc.pdf
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