quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PLENÁRIA DO ENSINO MÉDIO


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BURITI
 
 

A plenária cultural no exercício da cidadania, ocorrida no dia de hoje, 29 de agosto/12, na Escola Estadual de Ensino Médio Buriti, município de Santo Ângelo com os candidatos a prefeito do município, surgiu dentro da proposta do ensino médio politécnico.

Possui por objetivos compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática, parte e totalidade e o princípio da atualidade na produção de conhecimentos e saberes através da pesquisa. Possibilita a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico dos educandos.  Consolida o educador quanto as noções sobre trabalho e cidadania, modo e ser capaz de, com flexibilidade, operar com as novas condições de existência geradas pela sociedade e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, possibilitando assim o prosseguimento dos estudos na finalização da educação básica e no ensino superior.

O trabalho foi desenvolvido com o primeiro ano do ensino médio politécnico, a partir do estudo da realidade dos alunos de nossa escola, oriundos da  Ressaca Buriti, Atafona, Distrito União, Colônia Municipal, Restinga Seca e Buriti.

Os alunos apresentaram a sistematização da pesquisa sócio antropológica por eles realizada, identificando a organização cultural, social, política, econômica e ambiental das comunidades, apresentando as necessidades e/ou dificuldades, sendo esta a primeira etapa do projeto que ofereceu os temas para pesquisa da segunda etapa, que serão: Contaminação do Rio Ijuí, Infraestrutura local, o Problema do Lixo, Saúde Pública, Mata Ciliares e contaminação das Águas e Telecomunicações, respectivamente.

Após apreciação e análise dos anseios e necessidades das localidades mencionadas, os candidatos a prefeito e vice tiveram oportunidade de manifestar seu plano de governo, especificando propostas de ação no meio rural. Foram respondidas também algumas perguntas surgidas no grupo participante, referente as emergentes necessidades locais.

Queremos agradecer a presença dos candidatos a prefeito e vereadores presentes, a comunidade escolar e aos alunos pela apresentação dos trabalhos realizados, fazendo com que nossos objetivos fossem atingidos. Acreditamos que o meio rural é a base para a consolidação de grandes projetos dentro das administrações.

Elaine Hackenhaar Heck                                                         Fabiane de Almeida Went

Supervisora Escolar                                                                Coordenadora do Politécnico